Abdominoplastia

A Cirurgia


A abdominoplastia (cirurgia do abdômen) tem por objetivo modelar o contorno corporal e melhorar a flacidez abdominal.

Podem ser corrigidas, durante o procedimento, hérnias ou abaulamentos causados por afastamento dos músculos abdominais. Há ainda a possibilidade de se retirar as estrias (geralmente oriundas de gestações prévias) que estejam localizadas abaixo da cicatriz umbilical.


Cuidados Pré-operatórios


Antes da cirurgia de abdominoplastia devemos seguir os cuidados inerentes a qualquer outro procedimento cirúrgico como:

- Respeitar o jejum de 8 horas, inclusive para líquidos (exceto para medicação da pressão, caso faça uso, que deve ser tomada normalmente, com um pouco de água).

- Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito pesadas na véspera da cirurgia.

- Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja utilizando, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico.

- Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 14 dias. 

- Tomar banho com o sabão específico receitado na véspera e no dia da cirurgia.


Orientações Pós-operatórias


- Nos primeiros 2 meses após abdominoplastia você não deve deitar de bruços; de lado é permitido após retirada dos pontos. Nossa equipe de enfermagem lhe ensinará técnicas muito úteis nesse momento.


IMAGEM
 
- Até a retirada dos pontos deitar, de preferência, na posição de Fowler como na ilustração com um travesseiro embaixo dos joelhos.
- Não deve dirigir automóveis nos primeiros 21 dias de pós-operatório. Coloque o cinto de segurança de modo não comprimir o abdomen.
- Tome seu banho de corpo inteiro no dia seguinte à cirurgia. Uma pessoa deve te auxiliar no primeiro banho. Faça tudo cuidadosamente e devagar. Caso haja alguma tontura deite novamente por mais um pouco. 
- Lave as áreas operadas com o sabão receitado e enxágüe. Complete o banho. Enxugue a area operada com uma toalha de rosto limpa deve estar separada apenas para enxugá-las também nos outros dias. Enxugue o resto do corpo com outra toalha comum. 
- Coloque imediatamente as cintas. Complete o pós banho. Não se preocupe com as fitas de micropore, elas não se soltam durante o banho. Um secador de cabelo (modo frio) pode ser usado para auxiliar a secar os micropores.
- É comum a presença de áreas arroxeadas (equimoses) nos locais aspirados. As mesmas deverão desaparecer num período de até 20 dias de pós-operatório, após ficarem esverdeadas e amareladas. Um dolorimento à compressão da área operada pode ser sentido, bem como um desconforto ao sentar-se ou deitar-se sobre áreas operadas. É normal.
- Não há necessidade de repouso no leito no pós a alta. Tente refazer suas atividades normais dentro dos limites colocados acima. 
- Fique afastada(o) dos afazeres domésticos mais pesados por pelo menos 21 dias.
- Qualquer esporte com bola (volei, basquete, futebol, sinuca, boliche, ping-pong, squash, tênis, etc.) ou de contato, está proibido por pelo menos 60 dias.
- Ir à piscina ou à praia está permitido após 30 dias se ainda não houver áreas ainda arroxeadas. Só use maiôs ou biquinis da cor preta que cubram totalmente as cicatrizes e que sejam de tecidos grossos como jeans, lã ou polyester, evitando a exposição ao sol e tecidos como algodão, linho, acetate e rayon.
- Você deve ir ao consultório regularmente, como solicitado, para reavaliação e evolução da cirurgia. Logo após o período de dolorimento das áreas operadas, deverão ser iniciadas as massagens e drenagens linfáticas das mesmas, em torno de 3 a 7 dias de pós-operatório.

ATENÇÃO: O resultado de sua cirurgia depende muito do correto seguimento dessas orientações. Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe. Estamos sempre à disposição. Sinta-se protegido (a).

Dúvidas frequentes 

- O pós-operatório desta cirurgia é doloroso?
Sensibilidade a dor é uma característica individual. Embora geralmente é uma dor tolerável, e que cede facilmente ao uso dos analgésicos prescritos, principalmente nas primeiras 48 horas.

- Há perigo nesta cirurgia?
  Raramente a abdominoplastia isolada determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente.

- Qual o tipo de anestesia utilizada?
 Anestesia peridural com sedação; na maioria dos casos.

- Quanto tempo dura o ato cirúrgico?
 Em média de 2 a 3 horas. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

- Qual o período de internação?
 Em média 12 horas. Caso haja associação com outro procedimento a internação pode ser de 1 dia.

- São utilizados curativos?
 Sim. São colocados micropore estéril ou cola cirúrgica na área dos pontos, que a paciente o mantém até o 1° retorno (no caso do micropore). Quando utilizado a cola cirúrgica essa se desprende por volta do 7° ao 10° dia.

- Quando são retirados os pontos?
Quando há pontos externos eles são retirados normalmente entre 10 a 14 dias. 

- Quando poderei tomar banho completo?
No dia seguinte à cirurgia, observando-se apenas os cuidados especiais que serão ensinados na consulta.

- Quando verei o resultado definitivo?
O pós operatório de abdominoplastia exige paciência. A redução quase completa do edema (inchaço) após a cirurgia só ocorre após 6 meses, embora já nos primeiros dias veremos mudanças significativas no contorno corporal. Com relação à cicatriz o resultado definitivo só ocorre após 18 meses.

What's App