Bichectomia

A bichectomia (cirurgia para afinar o rosto) já realizada há vários anos por nós cirurgiões plásticos tem se tornado cada vez mais frequente. Principalmente por mulheres com rosto arredondado que gostariam de torná-lo mais fino, triangular. A cirurgia inicialmente era realizada em associação com a ritidoplastia (cirurgia das rugas, em pacientes selecionadas). 


Hoje realiza-se através de uma incisão de aproximadamente 1cm junto e posterior à arcada dentária superior. Pode ser associada a outros procedimentos como a lipoenxertia (enxerto de gordura) na região malar (maçãs do rosto) ou lábios. Mas apesar de durar cerca de 40 minutos e ser realizada sob anestesia local o procedimento não é livre de riscos, pois estruturas nobres da face passam muito perto da região operada, como o nervo facial e o ducto parotídeo. Por isso, o conhecimento apurado da anatomia da face e a especialização do médico são fundamentais para maximizar o sucesso da cirurgia. 


O resultado pode ser percebido logo no pós operatório embora seja definitivo apenas após o 3º mês e a paciente pode voltar às atividades de rotina no dia seguinte.  A indicação do procedimento somente poderá ser realizada após consulta médica pois a quantidade de tecido retirado depende da quantidade existente por isso os resultados podem não ser os esperados pela paciente, caso ela tenha pouco tecido gorduroso na região. O pós operatório é geralmente indolor e sem complicações. 


What's App