Blefaroplastia

A Cirurgia

 

A blefaroplastia (cirugia das pálpebras) é a ressecção do excesso das pálpebras superiores e/ou inferiores podendo ser ressecadas as bolsas de gordura ou não. É uma das cirurgias estéticas mais realizadas e apresenta uma falsa idéia de simplicidade, mas se não realizada em mãos capacitadas pode levar a um elevado índice de sequelas e complicações.


Ao se realizar uma blefaroplastia (pálpebras) deve-se analisar a face como um todo, não apenas a área dos olhos. As pálpebras devem estar em harmonia com a face. Características da pele como elasticidade, turgor, coloração, presença ou não de outras alterações como manchas, nevos, bolsas de gordura, sulcos palpebrais, nasojugal, ligamentos cantais, posição do supercílio (sobrancelha), região malar e o terço médio da face  devem ser analisadas em conjunto para um melhor resultado pós-operatório. Frequentemente associamos a blefaroplastia à elevação dos supercílios (sobrancelhas) e enxertia de gordura ou ácido hialurônico.


Cuidados Pré-operatórios

 

Antes da cirurgia de blefaroplastia devemos seguir os cuidados inerentes a qualquer outro procedimento cirúrgico como:

- Respeitar o jejum de 8 horas, inclusive para líquidos (exceto para medicação da pressão, caso faça uso, que deve ser tomada normalmente, com um pouco de água).

- Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito pesadas na véspera da cirurgia.

- Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja utilizando, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico.

- Programar suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 14 dias. 

- Tomar banho com o sabão específico receitado na véspera e no dia da cirurgia.


Orientações Pós-operatórias

 

O pós operatório de cirurgia de pálpebras requer um repouso relativo. 

- Até o 3° dia, em geral, temos um aumento no edema (inchaço) da área operada, o que não deve ser motivo de ansiedade quanto ao resultado. Após esse período inicia-se a fase em que o edema vai diminuindo.  Algumas áreas arroxeadas podem surgir nos primeiros dias, e que persiste, normalmente, por 1 semana. 

- Você não deverá fazer atividade física extenuante ou abaixar a cabeça enquanto persistir o edema (inchaço). Atividades físicas de contato somente após 2 meses. Durante a fase em que houver edema ou arroxeamento (equimose) você deve se proteger do sol passando bloqueadores solares recomendados e usando um óculos de sol. A cicatriz passará por diversar fases durante o processo cicatricial. Mas já tornarão imperceptíveis com alguns meses de pós operatório. 

- Você deve ir ao consultório regularmente, como solicitado, para reavaliação e evolução da cirurgia. Logo após o período de dolorimento das áreas operadas, deverão ser iniciadas as massagens e drenagens linfáticas das mesmas, em torno de 3 a 7 dias de pós-operatório.


ATENÇÃO: O resultado de sua cirurgia depende muito do correto seguimento dessas orientações. Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe. Estamos sempre à disposição. Sinta-se protegido (a).


Dúvidas frequentes 


- O pós-operatório desta cirurgia é doloroso?

Sensibilidade a dor é uma característica individual. Embora geralmente é uma dor tolerável, e que cede facilmente ao uso dos analgésicos prescritos, principalmente nas primeiras 48 horas.

 

- Há perigo nesta cirurgia?

Raramente a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), feita de forma prudente determina sérias complicações.


- Qual o tipo de anestesia utilizada?

Anestesia local com sedação; na maioria dos casos.


- Quanto tempo dura o ato cirúrgico?

O tempo cirúrgico irá depender da necessidade ou não de tratamento de outra área associada, mas pode variar de 1 a 3 horas.


- Qual o período de internação?

Em média 12 horas. Caso haja associação com outro procedimento (como a cirurgia de rugas/ritidoplastia) a internação pode ser de 1 dia.


- São utilizados curativos?

 Não. Apenas nas áreas dos olhos serão colocadas gazes umidecidas que trarão conforto e diminuirão o inchaço (edema). Você utilizará uma bolsa de gel que colocará sobre os olhos durante o pós operatório.


- Quando são retirados os pontos?

Quando houver pontos externos eles são retirados normalmente entre 3 a 5 dias. 


- Quando poderei tomar banho completo?

No dia seguinte à cirurgia, observando-se apenas os cuidados especiais que serão ensinados na consulta.


- Quando verei o resultado definitivo?

O pós operatório de blefaroplastia exige paciência. A redução quase completa do edema (inchaço) após a cirurgia só ocorre após 6 meses, embora já nos primeiros dias veremos mudanças significativas. Com relação à cicatriz elas são praticamente imperceptíveis.

What's App