Ginecomastia

A Cirurgia


A ginecomastia é o aumento das mamas no sexo masculino. Mais de 60% dos homens vão experimentar aumento das mamas durante a vida. Normalmente, isso é temporário durante a infância ou puberdade, mas ocasionalmente pode persistir na vida adulta. Além disso, alguns medicamentos podem causar ginecomastia. A técnica atualmente utilizada para corrigir a ginecomastia deixa cicatrizes mínimas. Muitas vezes, isto pode ser realizado utilizando somente a  lipoaspiração. 


Normalmente, uma pequena cicatriz embaixo da aréola é necessária para remover o tecido mamário remanescente. A cirurgia apropriada será determinada durante a consulta. O tempo de recuperação para a cirurgia de ginecomastia é geralmente muito curto, muitas vezes, apenas uma semana.

O procedimento é realizado, geralmente, com anestesia local e sedação, sem internação hospitalar. 


Cuidados Pré-operatórios


Antes da cirurgia de ginecomastia devemos seguir os cuidados inerentes a qualquer outro procedimento cirúrgico como:

- Respeitar o jejum de 8 horas, inclusive para líquidos (exceto para medicação da pressão, caso faça uso, que deve ser tomada normalmente, com um pouco de água).

- Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito pesadas na véspera da cirurgia.

- Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja utilizando, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico.

- Tomar banho com o sabão específico receitado na véspera e no dia da cirurgia.


Orientações Pós-operatórias


- Nos primeiros três dias você deve deitar com a cabeceira levemente elevada. É justamente neste período que pode ocorrer um leve inchaço (edema) na área operada, regredindo nos dias subsequentes. Nossa equipe de enfermagem lhe ensinará técnicas muito úteis nesse momento (quando colocar calor ou frio na área operada e táticas úteis que melhoram a dor e dão maior conforto no pós operatório).

- Não deve pegar qualquer tipo de peso ou executar atividade física extenuante, nos primeiros 21 dias de pós-operatório.

- Um dolorimento leve à compressão da área doadora pode ser sentido, bem como um desconforto ao deitar-se sobre as mesmas. É normal.

- Qualquer esporte com bola (volei, basquete, futebol, sinuca, boliche, ping-pong, squash, tênis, etc.) ou de contato, está proibido por pelo menos 21 dias.

- Ir à piscina ou à praia está permitido após  a retirada dos pontos, se houver.

- Você deve ir ao consultório regularmente, como solicitado, para reavaliação e evolução da cirurgia. Logo após o período de dolorimento das áreas operadas, deverão ser iniciadas as massagens e drenagens linfáticas das mesmas, em torno de 3 a 7 dias de pós-operatório.


ATENÇÃO: O resultado de sua cirurgia depende muito do correto seguimento dessas orientações. Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe. Estamos sempre à disposição. Sinta-se protegido (a).


Dúvidas frequentes 


- O pós-operatório desta cirurgia é doloroso?

Embora a sensibilidade a dor seja uma característica individual, a cirurgia de ginecomastia não gera dor.


- Há perigo nesta cirurgia?

  A cirurgia da ginecomastia é bastante segura, desde que feita em ambiente e forma adequados e com profissional especializado.


- Qual o tipo de anestesia utilizada?

 Anestesia local com sedação; na maioria dos casos.


- Quanto tempo dura o ato cirúrgico?

 Em média de 1 a 2 horas.


- Qual o período de internação?

 Em média 8 horas. Caso haja associação com outro procedimento a internação pode ser de 1 dia.


- São utilizados curativos?

 Sim. Podem ser dados pontos internos ou utilizado cola cirúrgica a depender do caso.


- Quando são retirados os pontos?

Os pontos da área doadora são retirados entre 7 a 10 dias. 


- Como ficarão as cicatrizes no pós operatório?

A única cicatriz, normalmente, é a periareolar, isto é, ao redor da aréola em uma área praticamente imperceptível pois já existe uma discrepância de cor ao redor da aréola.


- Quando verei o resultado definitivo?

O resultado pós operatório da cirurgia de ginecomastia leva em torno de 6 meses, embora desde o primeiro pós operatório já notamos significativa diferença e, após 2 meses cerca de 80% do edema (inchaço) já tenha regredido.


What's App