Gluteoplastia

A Cirurgia


A mulher brasileira é reconhecida mundialmente por ter glúteos bonitos e bem definidos. E a cirurgia de implantes glúteos de silicone deu ao cirurgião plástico uma nova opção de tratamento que possibilita harmonizar sobremaneira o contorno corporal, dando maior relevo, contorno e volume ao glúteo, deixando pequenas cicatrizes escondidas nos sulcos naturais do corpo, proporcionando um índice altíssimo de satisfação. Atualmente, tem se elevado muito a procura por esta cirurgia mas devemos ter o cuidado na indicação e principalmente, escolher um cirurgião plástico especialista pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) que seja apto a realizar o procedimento.


Cuidados Pré-operatórios


Antes da cirurgia de gluteoplastia de aumento devemos seguir os cuidados inerentes a qualquer outro procedimento cirúrgico como:

- Respeitar o jejum de 8 horas, inclusive para líquidos (exceto para medicação da pressão, caso faça uso, que deve ser tomada normalmente, com um pouco de água).

- Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito pesadas na véspera da cirurgia.

- Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja utilizando, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico.

- Programar suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 14 dias. 

- Tomar banho com o sabão específico receitado na véspera e no dia da cirurgia.


Orientações Pós-operatórias

- Dormir de bruços durante as primeiras semanas após a cirurgia.

- Nos primeiros 10 dias após a operação, sentar-se tentando não colocar todo o peso no glúteo.

- Evitar todas as formas de exercício físico que requerem o uso excessivo das nádegas durante as primeiras 6 semanas.

- Não usar nenhum tipo de injeções na área das nádegas.

- Em caso de intercorrências, como sinais de infecção (dor persistente, inchaço, vermelhidão, calor local, pus ou febre), dor intensa, sinais de hematoma (inchaço súbito, geralmente, unilateral e dor intensa), deiscência (abertura do corte) ou sangramento importante, deverá ter avaliação em pronto-atendimento e comunicar imediatamente médico assistente;


 Dúvidas frequentes


- O pós-operatório desta cirurgia é doloroso?

Sensibilidade a dor é uma característica individual. Embora geralmente é uma dor tolerável, e que cede facilmente ao uso dos analgésicos prescritos, principalmente nas primeiras 48 horas.


- Há perigo nesta cirurgia?

Raramente a gluteoplastia determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente.


- Qual o tipo de anestesia utilizada?

Peridural com sedação na maioria dos casos.


- Quanto tempo dura o ato cirúrgico?

Em média de 3 horas. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.


- Qual o período de internação?

Em média 12 horas. 


- São utilizados curativos?

Sim. São colocados micropore estéril ou cola cirúrgica na área dos pontos, que a paciente o mantém até o 1° retorno (no caso do micropore). Quando utilizado a cola cirúrgica essa se desprende por volta do 7° ao 10° dia.


- Quando são retirados os pontos?

Quando há pontos externos eles são retirados normalmente entre 10 a 14 dias. 


- Quando poderei tomar banho completo?

No dia seguinte à cirurgia, observando-se apenas os cuidados especiais que serão ensinados na consulta.


- Como ficarão as cicatrizes no pós operatório?

As cicatrizes ficam entre as nádegas, mas são praticamente imperceptíveis, no pós operatório.


- Quando verei o resultado definitivo?

O pós operatório de gluteoplastia exige paciência. A redução quase completa do edema (inchaço) após a cirurgia só ocorre após 6 meses, embora já nos primeiros dias veremos mudanças significativas na forma e volume dos glúteos. Com relação à cicatriz o resultado definitivo só ocorre após 18 meses.


What's App