Mastopexia

A Cirurgia


Mastopexia ou lifting (levantamento) das mamas é o nome dado para as cirurgias nas mamas que estão ptosadas (caídas) mas que encontram-se com seu volume normal ou pouco diminuído. E, neste último caso, às vezes com necessidade de associação com o implante de silicone. As mastopexias visam alcançar proporções mais harmônicas entre as mamas, o tórax e consequentemente com o conjunto corporal. Sempre deixam cicatrizes, cuja forma, tamanho e posição variam de acordo com a técnica empregada, o volume e os excessos de pele e tecido mamário, a qualidade da pele etc. Cada técnica tem sua indicação apropriada e pode estar certo(a) de que para alcançar forma e tamanho desejados lhe será indicada a técnica que deixará as melhores e menores cicatrizes possíveis para o seu caso específico.

É realizada sob anestesia local ou peridural com sedação, dura cerca de 3 a 4 horas e a internação é de 12 a 24 horas.


Cuidados Pré-operatórios


Antes da cirurgia de Mastopexia ou lifting (levantamento) das mamas devemos seguir os cuidados inerentes a qualquer outro procedimento cirúrgico como:

- Respeitar o jejum de 8 horas, inclusive para líquidos (exceto para medicação da pressão, caso faça uso, que deve ser tomada normalmente, com um pouco de água).

- Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito pesadas na véspera da cirurgia.

- Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja utilizando, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico.

- Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 7 dias. 

- Tomar banho com o sabão específico receitado na véspera e no dia da cirurgia.


Orientações Pós-operatórias


- Nos primeiros 2 meses após Mastopexia ou lifting (levantamento) das mamas você não deve deitar de bruços; de lado é permitido após retirada dos pontos. Nossa equipe de enfermagem lhe ensinará técnicas muito úteis nesse momento.

- Não se deve pegar qualquer tipo de peso, levantar os braços acima dos ombros ou dirigir automóveis nos primeiros 21 dias de pós-operatório.

- Tome seu banho de corpo inteiro no dia seguinte à cirurgia. Uma pessoa deve te auxiliar no primeiro banho. Faça tudo cuidadosamente e devagar. Lave as áreas operadas com o sabão receitado e enxágüe. Complete o banho. Enxugue a área operada com uma toalha de rosto limpa deve estar separada apenas para enxugá-las também nos outros dias. Enxugue o resto do corpo com outra toalha comum. Coloque imediatamente o sutiã cirúrgico. Complete o pós banho. 

- Não se preocupe com as fitas de micropore, elas não se soltam durante o banho.

- Uma dor leve à compressão dos seios pode ser sentido. É normal.

- Não há necessidade de repouso no leito no pós a alta. Tente refazer suas atividades normais dentro dos limites colocados acima.

- Fique afastada(o) dos afazeres domésticos mais pesados por pelo menos 21 dias.

- Qualquer esporte com bola (volei, basquete, futebol, sinuca, boliche, ping-pong, squash, tênis, etc.) ou de contato, está proibido por pelo menos 60 dias.

- Ir à piscina ou à praia está permitido após 30 dias se ainda não houver áreas ainda arroxeadas. Só use maiôs ou biquinis da cor preta que cubram totalmente as cicatrizes e que sejam de tecidos grossos como jeans, lã ou polyester, evitando a exposição ao sol e tecidos como algodão, linho e rayon.

- Você deve ir ao consultório regularmente, como solicitado, para reavaliação e evolução da cirurgia. Logo após o período de dolorimento das áreas operadas, deverão ser iniciadas as massagens e drenagens linfáticas das mesmas, em torno de 3 a 7 dias de pós-operatório.

- ATENÇÃO: O resultado de sua cirurgia depende muito do correto seguimento dessas orientações. Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe. Estamos sempre à disposição. Sinta-se protegido (a).


Dúvidas frequentes


- O pós-operatório desta cirurgia é doloroso?

Sensibilidade a dor é uma característica individual. Embora geralmente é uma dor tolerável, e que cede facilmente ao uso dos analgésicos prescritos, principalmente nas primeiras 48 horas.


- Há perigo nesta cirurgia?

Raramente a Mastopexia ou lifting (levantamento) das mamas determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente.


- Qual o tipo de anestesia utilizada?

Anestesia local ou peridural com sedação; na maioria dos casos.


- Quanto tempo dura o ato cirúrgico?

Em média 4 horas. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.


- Qual o período de internação?

Em média 12-24 horas. 


- São utilizados curativos?

Sim. São colocados micropore estéril ou cola cirúrgica na área dos pontos, que a paciente o mantém até o 1° retorno (no caso do micropore). Quando utilizado a cola cirúrgica essa se desprende por volta do 7° ao 10° dia.


- Quando são retirados os pontos?

Quando há pontos externos eles são retirados normalmente entre 10 a 14 dias. 


- Quando poderei tomar banho completo?

No dia seguinte à cirurgia, observando-se apenas os cuidados especiais que serão ensinados na consulta.


- Como ficarão as cicatrizes no pós operatório?

As cicatrizes podem ficar apenas ao redor da aréola, no sulco inframamário (dobra inferior da mama) a depender de vários aspectos que serão esclarecidos durante a  consulta. São praticamente imperceptíveis, no pós operatório.


- Quando verei o resultado definitivo?

O pós operatório exige paciência. A redução quase completa do edema (inchaço) após a cirurgia só ocorre após 6 meses, embora já nos primeiros dias veremos mudanças significativas na forma e volume das mamas. Com relação à cicatriz o resultado definitivo só ocorre após 18 meses.


What's App