Mentoplastia

Um queixo bem definido ajuda a dar equilíbrio ao rosto proporcionando harmonia e beleza à face. Quando as pessoas se olham no espelho, a maioria se concentra no tamanho e forma do nariz, orelha, bochechas ou até mesmo nas rugas da face. E, mesmo que algumas pessoas  avaliem o próprio queixo com um bom olhar clínico não acreditam que pequenas alterações poderão trazer grandes repercussões estéticas. 


O que observamos no consultório são pacientes queixando-se de seus narizes e que possuem o queixo retraído, evidenciando que pequenas alterações no mento (queixo) podem até mesmo dispensar uma rinoplastia. Para tanto, fez-se necessária uma minuciosa avaliação com o especialista que, através de medidas e pequenas simulações computadorizadas, poderá sugerir um resultado gracioso ao rosto do paciente. 


A cirurgia do queixo, também conhecida como mentoplastia, visa remodelar o queixo, quer por uso de implante ou por osteotomia (fratura com avançamento do osso). Não é incomum recomendarmos uma mentoplastia associada a uma rinoplastia, a fim de alcançar uma melhor proporção facial. 


Os implantes podem ser de silicone ou de polietileno biocompatível (Porex). Este último preferido por nós por não apresentar uma reabsorção óssea a longo prazo e poder ser moldado e esculpido durante o procedimento, adaptando-se às peculiaridades do rosto de cada paciente. Em alguns casos a associação de uma lipoaspiração no submento (abaixo do queixo) ou pescoço, são fundamentais para se alcançar um melhor resultado. 


Tal como acontece com todas as cirurgias eletivas, uma boa saúde e expectativas realistas são pré-requisitos para o sucesso de uma cirurgia. 


Um perfil agradável e equilibrado pode ser alcançado através da mentoplastia, embora seja sempre necessária a avaliação da oclusão dentária a fim de excluir má oclusão (que, em alguns casos requer uma cirurgia ortográfica).


Uma consulta médica com especialista pode ajudá-lo (a) a decidir sobre o melhor tipo de cirurgia para o seu caso. O cirurgião também pode fornecer informações sobre as novas técnicas para a cirurgia no queixo e recomendações de cirurgias complementares que possam aumentar a satisfação do resultado pós operatório. 


What's App