Otoplastia

A Cirurgia


A otoplastia (cirurgia para correção das orelhas proeminentes ou de abano) é uma cirurgia em que se corrige uma deformidade anatômica da orelha. Cerca de 85% do crescimento da orelha ocorre até os 3 anos e cessa por volta dos 7 anos. Por isso o momento ideal de se operar é justamente nessa época. O caso clássico é quando os pais levam seus filhos, em idade escolar de 5 a 7 anos, para a consulta pois é quando a criança começa a se socializar com colegas na escola e pode sofrer algum tipo de bullying. Embora essa é a forma clássica de apresentação há muitos casos operados na adolescência e idade adulta também com ótimos resultados. 


Pontos na cartilagem auricular são dados a depender do defeito apresentado; se apenas formação inadequada da ante-hélice, uma hipertrofia da concha auricular, um ângulo escafo-conchal maior do que 90°ou uma combinação desses fatores. Portanto, serão analizados, em consulta médica, o grau de curvatura da ante-hélice, a posição do lóbulo, o ângulo entre a margem da hélice e a mastoide, a profundidade da concha e a qualidade e resistência da cartilagem auricular. Utilizamos a técnica de Converse ou Mustardè para o tratamento da ante-hélice e de Furnas, para correção da hipertrofia conchal, utilizando uma incisão na região posterior da orelha. Também realizamos, em casos selecionados, a técnica sem cortes, nova técnica que permite os mesmos resultados embora não haja cicatrizes. Essa avaliação e explicação pormenorizada da cirurgia será realizada em consulta médica.


Cuidados Pré-operatórios


Antes da cirurgia de otoplastia devemos seguir os cuidados inerentes a qualquer outro procedimento cirúrgico como:

- Respeitar o jejum de 8 horas, inclusive para líquidos.

- Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito pesadas na véspera da cirurgia.

- Programar suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a se ausentar por 2 dias após a cirurgia. 

- Tomar banho com o sabão específico receitado na véspera e no dia da cirurgia.


Orientações Pós-operatórias


- A cirurgia é realizada sob anestesia local ou geral dependendo da idade do paciente. Entretando, a imensa maioria das vezes a alta é programada para o mesmo dia, e o paciente sairá da sala cirúrgica com um curativo oclusivo estéril. Após as primeiras 24 horas esse curativo será trocado pela faixa compressive (de tenista), que será utilizada por 30 dias.

- Após a alta hospitalar deve-se evitar deitar de lado ou comprimir a área operada por 7 dias.

- Os primeiros banhos devem ser tomados com cautela, lavando primeiramente a região operada, e após, o restante do corpo. Utiliza-se uma toalha específica para enxugar a área das orelhas.

- Pode ocorrer uma dor leve à compressão das orelhas. É normal.

- Qualquer esporte com bola (volei, basquete, futebol, ping-pong, squash, tênis, etc.) ou de contato, está proibido por pelo menos 60 dias.

- Ir à piscina ou à praia está permitido após 30 dias. Use chapéus que cubram do sol as orelhas, caso haja exposição solar prolongada e utilize sempre filtro solar. A cicatrização leva até 18 meses para amadurecer, independente da cirurgia e, durante esse periodo, deve-se ter cuidado com as exposições solares para que não ocorra hipertrofias e hipercromias, principalmente.

- Você deve ir ao consultório regularmente, como solicitado, para reavaliação e evolução da cirurgia. Haverá indicação de massagens e drenagens linfáticas a depender de cada caso.


ATENÇÃO: O resultado de sua cirurgia depende muito do correto seguimento dessas orientações. Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe. Estamos sempre à disposição. Sinta-se protegido (a).


Dúvidas frequentes 


- O pós-operatório desta cirurgia é doloroso?

Não. Quando há dor esta costuma desaparecer nas primeiras 24 a 48horas e cede facilmente ao uso dos analgésicos prescritos.


- Há perigo nesta cirurgia?

  Complicações em cirurgia de orelha em abano são raras, sendo a imensa maioria de fácil resolução.


- Qual o tipo de anestesia utilizada?

 Anestesia local com sedação; na maioria dos casos, ou geral, a depender da idade do paciente.


- Quanto tempo dura o ato cirúrgico?

 Em média de 1 hora e meia. Período este que compreende o início do ato cirúrgico e o término dos curativos.


- Qual o período de internação?

 Em média 12 horas. Caso haja associação com outro procedimento a internação pode ser de 1 dia.


- São utilizados curativos?

 Sim. O paciente sairá com um curativo estéril (uma faixa) que será retirada após 24 a 48 horas do procedimento cirúrgico e trocado pela faixa (de tenista).


- Quando são retirados os pontos?

Quando há pontos externos eles são retirados normalmente entre 07 e 10 dias. 


- Quando poderei tomar banho completo?

No dia seguinte à cirurgia, observando-se apenas os cuidados especiais que serão ensinados na consulta.


- Como ficarão as cicatrizes no pós operatório?

As cicatrizes ficarão muito bem escondidas na região da dobra posterior da orelha.. Em casos em que será realizada a cirurgia sem cortes, obviamente estas não existirão.


- Quando verei o resultado definitivo?

No pós operatório de otoplastia, apesar de haver um edema (inchaço) residual que perdura por cerca de 2 meses, o resultado já é notado assim que trocamos o primeiro curativo, trazendo muita satisfação e conforto ao paciente e ao cirurgião.


What's App