Preenchimento Facial

A Cirurgia

 

O preenchimento facial é um dos métodos com excelentes resultados utilizados no arsenal do cirurgião plástico para promover o rejuvenescimento facial, seja em pacientes relativamente mais jovens sem indicação de um procedimento cirúrgico, ou complementar a este. 


Há no mercado atual vários tipos de preenchimentos dentre os quais destacam-se o ácido hialurônico, a hidroxiapatita de cálcio, o ácido poliláctico e a própria gordura do paciente.


Eles são utilizados isoladamente ou em associação à toxina botulínica e ou à cirurgia de rejuvenescimento facial, como coadjuvante a essa. É realizado sob a ruga a ser tratada causando um efeito atenuador da mesma ou para efeito de volume a determinadas áreas já conhecidas pelo aspecto rejuvenescedor, como a região malar (maçã do rosto) dando um aspecto extremamente agradável e natural e nos lábios, melhorando vincos e sulcos periorais em lábios finos.


O ácido hialurônico é uma molécula presente em nosso organismo em grande quantidade na matriz dérmica (fica de permeio às nossas células da pele). Com o passar do tempo, durante o processo de envelhecimento, o ácido hialurônico vai diminuindo, assim como a elasticidade da pele, o que contribui para o surgimento de rugas.                                                           

A hidroxiapatita de cálcio é o mais denso dentre os preenchimentos faciais, encontrada naturalmente no osso humano. Este composto mineral é utilizado para preencher vincos mais profundos, como o sulco nasogeniano, as linhas de marionete e as linhas de expressão. Também é usado para melhorar a plenitude das bochechas e demais contornos faciais. Microesferas de cálcio são suspensas num gel à base de água.


O ácido poliláctico é um material sintético. Quando injetado, estimula a produção de colágeno do próprio corpo. Esta substância dá bons resultados quando aplicada na metade inferior do rosto para preencher as linhas causadas pelo riso, aumentar os lábios e preencher sulcos nasolabiais profundos. Esta substância é diferente dos demais preenchimentos dérmicos, pois não produz resultados imediatos. Diferentemente, ela estimula a produção de colágeno, assim, os resultados aparecem gradualmente ao longo dos meses.


A gordura da própria paciente (autóloga) requer um procedimento mais extenso que os demais procedimentos de preenchimento injetável, pois, primeiramente, você deve se submeter à lipoaspiração, para extrair gordura antes da injeção.


Com esse método não há o risco de reação alérgica ou rejeição pelo corpo pois o material é da própria paciente. Sabie-se que nem todas as células vivas de gordura sobrevivem quando transplantadas para um novo local. Portanto, podemos esperar alguma taxa de reabsorção com o tempo. Quando extraímos esta gordura através de lipoaspiração, é possível que haja mais gordura que o necessário para uma aplicação. A gordura pode ser armazenada para retoques.


Indicação

 

Durante o processo de envelhecimento, seja por exposição ao sol sem a devida proteção, fatores genéticos, características da pele, ou até mesmo, devido ao estresse da vida moderna imposto a homens e mulheres, a pele diminui a produção de colágeno e a elasticidade e vitalidade vão desaparecendo. A consequência disso são rugas e sulcos formados principalmente ao redor dos olhos, na testa e entre o nariz e o lábio, dando um aspecto envelhecido e cansado ao rosto. As melhores indicações para o preenchimento facial são: para elevar rugas pré-existentes ou cicatrizes de acne atenuando-as, ou como preenchedor facial para restabelecer o volume no contorno facial, seja isoladamente ou em associação à toxina botulínica ou à cirurgia de rejuvenescimento facial.


Complicações

 

Às vezes pode aparecer um pequeno halo de vermelhidão e inchaço ao redor dos pontos de aplicação, ou pequenos hematomas, logo após a realização de procedimentos faciais. Esta é uma reação normal do organismo que desaparecerá em aproximadamente 5 horas.


Sensações como dores de cabeça ou dores locais também podem ocorrer após a aplicação. Isto é comum e resultado da tensão ocorrida durante a realização do procedimento. Estes sintomas devem desaparecer em no máximo 24 horas.


Dúvidas frequentes 

 

Quais os cuidados terei que tomar após o procedimento? 

- Massagear o local apenas por recomendação médica.

- Compressas geladas podem ser feitas a cada 2 horas.

- Pode usar maquiagem e cosméticos normalmente.

- Retornar os cremes contendo ácidos somente após 48 horas.

- Usar protetor solar e no caso de hematomas, não se expor ao sol de praia e piscina até que os mesmos desapareçam completamente.


- Posso utilizar maquiagem e cosméticos após o procedimento? 

Sim. Podem ser utilizados normalmente. Exceto o uso de cremes com ácidos, que deverão ser reiniciados após 48 horas.


- Como será minha aparência com o passar do tempo? 

Você notará um aspecto mais jovial logo após a aplicação, pois é imediato o efeito preenchedor. Nos preocupamos em mantê-la sempre jovem e atraente, mantendo a maior naturalidade possível.

 

- O procedimento é doloroso? 

Sensibilidade a dor é uma característica individual, e a maioria das pacientes toleram muito bem a aplicação. Além disso, são aplicadas pomadas anestésicas antes do procedimento que melhoram muito a sensação álgica. Em alguns casos é realizado a anestesia local.


- Quais são os riscos e possíveis complicações associados ao meu procedimento? 

  As mais comuns, embora de caráter temporário fugaz, são pequenos hematomas nos locais de aplicação da medicação, fotofobia (incômodo ocular à exposição da claridade), diplopia (visão dupla), dor de cabeça e náuseas. É sempre importante procurar um profissional capacitado e experiente para realizar o procedimento a fim de minimizar as possíveis complicações.


- Quanto tempo dura o procedimento? 

 Depende da área tratada e da tolerância do paciente, mas em média o procedimento dura 30 minutos.


- Quando verei o resultado definitivo? 

O seu efeito já pode ser observado logo após a primeira aplicação. Mas lembramos que, à exceção do enxerto de gordura, os demais são temporários, perdurando por 6 a 12 meses, em média.


What's App